RSS

Cuiabá – Estádio da Copa será um cartão de visitas para o Pantanal

28 out

Arena receberá jogos do Mundial e quer colocar a região no mapa do turismo.

Terá formato adequado ao clima local.

A Arena Pantanal será um estádio adequado ao clima de Cuiabá e com uma capacidade que se moldará de acordo com o uso que terá no futuro.

Ao contrário da maioria das arenas do mundo, que são projetadas em um formato fechado de arquibancadas, o antigo Verdão será bem diferente, como explica o arquiteto Sergio Coelho, da GCP. “O principal aspecto arquitetônico talvez seja o fato de o conjunto de arquibancadas ser dividido em quatro módulos, deixando as esquinas da arena abertas, propiciando excelente ventilação cruzada e ainda possibilitando a diminuição de capacidade de público, já que cada módulo de arquibancada e cobertura é estruturalmente independente”, explica.

A reforma deste equipamento esportivo colocará o campo de jogo em um nível internacional e todos os envolvidos no projeto garantem que o elemento mais importante é justamente o legado. “Para evitar um possível efeito ‘elefante branco’, trabalhamos com o conceito de flexibilização da capacidade”, afirma
Coelho. Dessa forma, caso o operador da arena considere que a capacidade de aproximadamente 44 mil lugares é excessiva para a demanda real de eventos de esportes e culturais, promoverá a mudança para depois da Copa. A expectativa é diminuir a capacidade em até 17 mil lugares. “A concepção de legado prevê a
desmontagem das arquibancadas norte e sul e suas coberturas e sua remontagem em estádios menores de outras cidades do Mato Grosso, espalhando os benefícios do legado para todo o Estado.”

A fim de promover a revitalização do bairro Verdão, a reforma do estádio fará com que a região que está inserida em um grande parque de 300 mil m² mude completamente. O entorno do estádio terá bosque, grandes áreas de paisagismo, espelho d’água, restaurante, bares, choperia e um museu, que juntamente com o existente Ginásio Aecim Tocantins, piscina olímpica e ginásio de artes marciais, representarão uma nova área de cultura, esporte e lazer para Cuiabá. Para depois do Mundial no Brasil também estão previstos um centro de convenções, uma escola de educação física e áreas comerciais.

Coelho lembra que o projeto foi concebido sobre o tripé sustentabilidade, revitalização urbana e legado. “Mais do que um equipamento esportivo de última geração, atendendo às rígidas exigências da Fifa, o projeto foi pensado como um equipamento público, que funcionará como novo destino na cidade de Cuiabá.”

Quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014, já existia a intenção de colocar a região do Pantanal no mapa. Na disputa com o vizinho do sul, Mato Grosso levou a melhor e aproveitou para chamar a atenção para a maior reserva de biodiversidade do mundo, como lembra o secretário extraordinário da
Secopa de Cuiabá, Maurício Guimarães. “Estamos nos preparando para colocar na prateleira esse produto magnífico que é o Pantanal. Todos vão conhecer a região, não só aqueles que aqui vierem.”

Guimarães reconhece que o Estado não tem uma tradição futebolística muito forte, e por isso mesmo vai procurar adaptar a Arena Pantanal para outras atividades além do futebol. “Não teremos aqui um elefante branco, será um estádio autossustentável. A nossa arena tem uma concepção de multiuso e vai permitir que possamos utilizá-la com diversos eventos, ou seja, vamos maximizar o uso para que o custo de manutenção seja amortizado”, conta.

PAULO FAVERO – O Estado de S.Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo 28/10/2012
 

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas para “Cuiabá – Estádio da Copa será um cartão de visitas para o Pantanal

  1. sanobre

    04/11/2012 at 0:37

    sanobre
    03/11/2012 at 23:49

    Many thanks.
    Certainly, your words are an important feedback. It improves our commitment as well as our motivation in order to improve it.

     
  2. lista de email

    05/11/2012 at 10:32

    thanks for taking the time to discuss this. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: