RSS

Borrachas Tipler

24 nov

Implantação de Edifício Industrial – São Leopoldo, RS

Projeto: Moojen & Marques Arquitetos Associados

Instalada junto à rodovia RS-240, no município de São Leopoldo (34 km de Porto Alegre), a nova fábrica da Tipler produz artefatos para a recapagem de pneus e outros compostos de borracha.

Sérgio Marques, um dos autores do projeto, observa que prevaleceram as exigências funcionais, as condicionantes técnicas rigorosas e objetivos determinados – comuns à atividade arquitetônica, mas levados ao extremo em construções industriais.

A fábrica é constituída basicamente por um volume de 52 x 190 m, com altura média de 9 m e cobertura em uma única água.

Quase uma caixa vedada, o conforto interno foi garantido pelo sistema de ventilação por convecção: há aberturas na parte inferior da fachada (venezianas reguláveis) e exaustores naturais na cobertura, onde rasgos zenitais transversais asseguram também a iluminação.

Estruturalmente, a edificação é composta por uma malha principal em pré-fabricados de concreto, organizada em duas naves assimétricas com vãos predominantes de 26 e 22 m.

As paredes que envolvem o conjunto foram estruturadas com pilares pré-fabricados de concreto que, dispostos a cada 7,30 m, receberam placas horizontais de concreto, até a altura de 2,70 m.

Complementam esse fechamento lateral, em sua parte mais alta, as telhas metálicas pré-pintadas, mesmo material especificado na cobertura. Em certos trechos, inserem-se venezianas reguláveis entre a vedação metálica e as placas de concreto.

Um volume acentuadamente mais alto, necessário à instalação de equipamentos de grande porte, destaca-se, intercalado entre naves. Nesse setor, o piso foi rebaixado em 6,75 m, que, somados ao pé-direito
de 17 m, totalizam a altura de 23,75 m.

Sérgio observa que a suave quebra no prumo deixa a fachada leste em ângulo ortogonal à também tênue inclinação da cobertura, “uma sutil subversão da racionalidade dominante”.

Na face oeste, conectados ao pavilhão principal, distribuem-se os volumes menores, que abrigam atividades especiais do processo de produção.

Créditos:
Texto resumido a partir de reportagem de Adilson Melendez
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição de 273 Novembro 2002
 

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas para “Borrachas Tipler

  1. lista de email

    07/12/2012 at 14:36

    your website is very popular, because of the amount of good posts. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
  2. lista de emails

    18/12/2012 at 20:55

    interesting information you wrote here, keep posting please. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: