RSS

Energia – Hidrelétricas Reservatório e a Fio D’Água

15 jan

Sistema elétrico brasileiro depende cada vez mais das condições climáticas.

Desde 2001, novas usinas e linhas de transmissão foram construídas, mas País perdeu capacidade de armazenamento de água.

Um dos principais motivos da maior fragilidade do sistema nacional está nas restrições para construir hidrelétricas com reservatório.

Por questões ambientais, as grandes usinas que estão sendo construídas Brasil afora são a fio d’água e não têm represa para guardar água, a exemplo das Hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio. Isso significa que o País está perdendo capacidade de poupança para suportar períodos com hidrologia desfavorável, como agora.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que em 2001 a capacidade dos reservatórios era suficiente para seis meses de carga de energia de todo o sistema interligado nacional. Em 2009, o volume tinha caído para cinco meses. E, em 2019, será suficiente para apenas três meses.

00 Mapa rede-hidreletrica2

01 Mapa rede-hidreletrica2

As usinas a fio d’água tendem a agravar a dependência climática.  Além da falta de reservatório, as hidrelétricas do Norte ainda sofrem de outro mal: a forte variação do volume de água no período seco e no período úmido.  No Rio Xingu, por exemplo, onde está sendo construída Belo Monte, a diferença é de 25 vezes. Em Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, é de 11 vezes. No Sudeste, de apenas 5 vezes.

02 Mapa rede-hidreletrica2

03 Mapa rede-hidreletrica2

Desta forma, o País vai precisar apostar mais na energia térmica para dar segurança ao sistema. Quanto mais usinas a fio d’água forem construídas, maior a necessidade de termoelétricas para garantir o abastecimento em momentos de instabilidade climática.

04 Mapa rede-hidreletrica2Fonte/Créditos:
RENÉE PEREIRA – O Estado de S.Paulo
 

Tags: , , , , , , , ,

7 Respostas para “Energia – Hidrelétricas Reservatório e a Fio D’Água

  1. lista de email

    03/02/2013 at 14:11

    this is amazing stuff i think this is an extra achievement keep it up lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
  2. mestreseo

    20/02/2013 at 9:59

    i really appreciate your working style writing style of the article is really exceptional. mestreseo mestreseo mestreseo mestreseo mestreseo

     
  3. natalia

    26/09/2013 at 15:57

    I and name is natalia is sou de parana

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: