RSS

Túnel submerso vai ligar Santos ao Guarujá, no litoral paulista

11 fev

Em concreto armado, estrutura de 900 metros de extensão terá espaços para veículos, pedestres, ciclistas e VLT

A licitação para executar os trabalhos de detalhamento construtivo e o projeto executivo da estrutura foi vencida pelo consórcio Engevix – Planservi – Themag.  O detalhamento construtivo deve ser concluído em 18 meses e foi orçado em R$ 33,6 milhões.

O projeto executivo inclui a elaboração do EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), licenciamento ambiental, projeto de engenharia da estrutura e do complexo viário, preparação dos elementos para licitação de obras e detalhamento executivo das obras de engenharia.

GUARUJA 002

O consórcio terá assistência de consultores da Holanda e da Suécia especializados em projeto de túnel submerso, navegabilidade e tecnologia de concreto. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão em 2016.

O investimento, incluindo obras, projeto, licenciamento e desapropriações, foi calculado em R$ 1,3 bilhão.

O Túnel Imerso Santos-Guarujá terá 900 metros de extensão com profundidade mínima de 21 metros e três faixas de rolagem por sentido. A estrutura de concreto armado também terá espaço para pedestres e ciclistas, além de ser compatível com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será implantado em Santos.

Perfis de concreto armado serão moldados em uma doca antes de serem imersos.

GUARUJA 003

O túnel será construído com perfis de concreto armado moldados em uma doca seca, que serão imersos e afundados, evitando-se a escavação do canal.  A estrutura terá profundidade mínima de 21 m, respeitando as exigências do Porto para a navegação.

O custo do (túnel) imerso é menor que o do escavado.  A construção deve custar aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

Os acessos ao túnel imerso serão executados por meio do sistema cut and cover, que consiste na cravação das estacas laterais que servirão como estruturas das paredes da via. A estrutura de cobertura, então, é apoiada nas estacas e, posteriormente, se processa a escavação, a estruturação do piso e o revestimento das estacas (paredes).

Ao todo, o túnel terá 34,92 m de largura, abrigando três vias de automóveis em cada sentido e uma via central para pedestres e ciclistas. De acordo com o Dersa, foram simulados 13 projetos diferentes de travessia, tanto pontes quanto túneis, localizados em sete posições diferentes.

GUARUJA 001

O governo ressalta que o sistema de travessia via balsa será mantida, mas com menor tráfego. Para a travessia pelo túnel, o pedágio terá a mesma tarifa da balsa: R$ 8,80 para carros e camionetes e R$ 4,40 para motos. Ciclistas e pedestres não pagarão pedágio.

A expectativa do governo é de que a obra seja contratada no início de 2013, e concluída no primeiro semestre de 2016.

Ligação por ponte

Em março, a Ecovias apresentou ao governo o projeto de uma ponte em arcos que possuiria 4,5 km de extensão e um vão livre central de 85 m de altura e 120 m de comprimento. O custo da obra, de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, seria bancado pela própria empresa. O projeto foi aprovado na Companhia Docas, mas não foi aprovado pelo Estado.

GUARUJA 004

Em maio de 2009, a Secretaria dos Transportes do Governo do Estado de São Paulo já havia apresentado um projeto para a ligação das duas cidades, que seria feita por uma ponte estaiada de 2,8 km de extensão. Na época, os dados preliminares previam um custo da obra de R$ 500 milhões e o tempo de construção de 30 meses.

GUARUJA 005

LOGO B 2013 PQ100

Créditos:  Maurício Lima
 

Tags: , , , , , , , , , , ,

16 Respostas para “Túnel submerso vai ligar Santos ao Guarujá, no litoral paulista

  1. lista de emails

    13/02/2013 at 11:47

    your website is soo good. i wish i could write like you someday. thanks for the good post. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

     
  2. lista de email

    28/02/2013 at 11:18

    i always like your posts because you have such a good way of expressing yourself, and this is a virtue in these days. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      28/02/2013 at 21:54

      Cintia,
      Many thanks for your so kind words.

       
  3. lista de email

    05/03/2013 at 8:15

    would have been better if i had found your website before, because i need to know about this subject, but it’s always good to learn something new. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      05/03/2013 at 22:00

      Caroline, muito obrigado pelas gentis palavras. Abraço.

       
  4. lista de email

    06/03/2013 at 14:48

     
    • sanobre

      06/03/2013 at 20:10

      Charlotte, Grato pela sua importante opinião. Abraço . . .

       
  5. baju bayi Murah

    13/03/2013 at 23:54

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your web site is great, as well as the content!. Thanks For Your article about Túnel submerso vai ligar Santos ao Guarujá, no litoral paulista | Sergio Nobre .

     
    • sanobre

      14/03/2013 at 23:12

      Valeu amigo. Grato pela opinião motivadora.

       
  6. lista de email

    14/03/2013 at 11:03

    what a fabulous post this has been. never seen this kind of useful post. i am grateful to you and expect more number of posts like these. thank you very much. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      14/03/2013 at 23:11

      Olá Carol. Grato pela opinião sempre muito motivadora. Abraço.

       
  7. lista de email

    15/03/2013 at 9:41

    great way of exposing your ideas, you made a good job in this website. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      15/03/2013 at 20:09

      Olá, Grato pela opinião motivadora. Abraço.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: