RSS

Itaquerão: Novo conceito de gramado para a Copa

16 fev

Sistema inédito para o resfriamento da grama será implantado na arena do Corinthians, palco da abertura do Mundial de 2014.

Um gramado com um sistema de resfriamento inédito no mundo.  Assim será o do Itaquerão, palco de abertura da Copa de 2014.

O sistema, com água e ar gelados, foi desenvolvido em função do tipo de grama escolhido para a arena: a Ryegrass, comum em estádios da Europa.

001 itaqueraoarte

A Ryegrass é uma grama de inverno.  Foi escolhida pelo Corinthians porque será essa a estação do ano no Brasil na época da Copa.

“A temperatura ideal para a Ryegrass é de 23 graus C. Passou disso, teremos de acionar o sistema de insuflamento de ar gelado para que a grama fique nos 23 graus”, explicou Márcio Prado Wermelinger, engenheiro responsável pela produção da Odebrecht.  Ao ser colocado em funcionamento, o sistema leva água e ar resfriados até as raízes da grama, por meio de canos de diferentes espessuras.

Abaixo dos 14 graus C, porém, a grama precisaria ser aquecida. “Mas em função do clima de São Paulo, não vamos ter sistema de aquecimento”, diz Prado. O sistema de irrigação será automatizado e serão colocados 48 aspersores (a Fifa pede de 24 a 30), com acionamento individual. Assim, será possível irrigar partes diferentes do gramado, de acordo com as necessidades.

“A concepção do projeto foi marcada pela premissa de fazer o melhor gramado do mundo”, disse Claudio Godoy, coordenador de projetos da World Sports, que tem uma empresa irlandesa e outra belga como parceiros.

ETAPAS
O gramado do Itaquerão vai ser construído em três etapas:

A primeira é a escavação do terreno, que será rebaixado em 70 centímetros. Essa fase levará de 20 a 30 dias.  Em seguida, será feita a implantação dos sistemas, como o de drenagem a vácuo – na arena também haverá a opção de drenagem por gravidade –, irrigação, colocação de brita (15 milímetros de espessura) e areia, nivelamento e plantio do gramado (por semeadura), entre outros serviços. Essa fase levará cerca de 60 dias.

No início de junho o gramado estará pronto, mais ainda não para uso. Será preciso um período de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, onde haverá poda, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros trabalhos.

Clube, construtora e empresa contratada não revelam o valor da implantação do gramado. Entretanto, com base em outros contratos de estádios brasileiros, é possível concluir que normalmente tal operação custa de 2% a 5% do valor total da obra.  Como o Itaquerão está orçado em R$ 820 milhões, o gramado deverá ficar no máximo em torno de R$ 41 milhões.

Créditos: Almir Leite – O Estado de S. Paulo
Fonte:  O Estado de São Paulo

www.promethod.com.br

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

9 Respostas para “Itaquerão: Novo conceito de gramado para a Copa

  1. lista de emails

    17/02/2013 at 14:35

    hey friend, thanks for helping me and the others. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

     
  2. lista de email

    02/03/2013 at 0:30

    it’s good you are a person of common sense. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      02/03/2013 at 12:32

      Carolina, muito obrigado pelo “feed-back”.

       
  3. lista de email

    06/03/2013 at 14:59

    found a lot of great points in this post, nice work. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      06/03/2013 at 20:09

      Cleverson, Grato pelos comentários motivadores. Abraço…

       
  4. Google

    14/03/2013 at 13:41

    please check out the sites we follow, such as this one, because it represents our picks from the web

     
    • sanobre

      14/03/2013 at 23:14

      Valeu amigo. Muito obrigado pelos comentários. Abraço.

       
  5. lista de email

    16/03/2013 at 14:07

    nicely explained. it’s indeed an art to stop new visitors with your attractive writing style. truly impressive and nice information. thanks for sharing. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      16/03/2013 at 20:51

      Prezado Carlos, muito obrigado pelas gentis palavras. Abraço.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: