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Edifício Garagem do Aeroporto de Congonhas

24 fev

Muito mais do que guardar carros

O Edifício Garagem do Aeroporto de Congonhas foi concebido para ir além de abrigar carros. Em sua cobertura o prédio oferece uma área de lazer: a grande praça. A praça pública e urbanizada recebe um piso de granito suspenso por um cilindro de plástico. Este sistema de pisos elevados foi proposto para facilitar o sistema de drenagem: é possível executar os caimentos para levar as águas pluviais aos locais de captação. A elevação traz outras vantagens: diminui o peso da laje no prédio e também facilita a manutenção da rede elétrica.

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O edifício garagem do Aeroporto de Congonhas é composto por cinco pavimentos, sendo três deles subterrâneos. Com 60 mil metros quadrados, a obra foi predominantemente construída com estrutura metálica. A opção levou em conta, mais uma vez, a superioridade do aço em relação aos demais materiais nos quesitos velocidade, limpeza e organização da obra. Tais características eram de absoluta relevância, já que o aeroporto e o estacionamento já existente mantiveram-se em funcionamento durante toda a execução do projeto.

A obra teve início no primeiro semestre de 2004, sendo concluída em janeiro de 2006.  O projeto é de autoria do arquiteto Sérgio Parada, profissional envolvido em diversas obras aeroportuárias no Brasil e no mundo, e de mais seis arquitetos co-autores: Suyene Arakaki, Rodrigo Marar, Marcelo Sávio, Igor Campos, Carlos Weidle e Rodrigo Biavati

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Agilidade em primeiro lugar

Como é característica de obras com estrutura metálica, o canteiro foi de montagem, e a entrega dos elementos sob a logística just-in-time, ou seja, entregava-se o material e este já era encaminhado para a montagem, o que permitiu a redução da área de estoque e do tempo de operação.

Além disso, a estrutura metálica rendeu à obra vigas esbeltas com vãos maiores, o que garantiu um melhor aproveitamento da área construída. O aço empregado foi o do tipo patinável, também conhecido como aço corten ou pelas marcas Cosacor ou Niocor. Esse tipo de material tem como característica principal reduzir a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente, já que, sob certas condições ambientais de exposição aos agentes corrosivos, este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, a pátina

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Quando usado o concreto, este vinha em forma de lajes alveolar pré-fabricadas, também com o intuito de agilizar o processo, e reduzir ao máximo o volume de concreto a ser moldado no local. Com material modelado in loco foram construídas apenas as paredes periféricas e as edificações da praça, sendo que tal modelagem se deu a partir de formas metálicas desenvolvidas especificamente para a ocasião.

A opção por estruturas pré-fabricadas tanto em aço como em concreto permitiu uma interferência mínima no redor.

Outra preocupação ao desenvolver o projeto, foi quanto à geometria do prédio. “Estabelecemos o conceito de respeito à paisagem local; optamos por um desenho que não desse um caráter de uma edificação industrial, mas sim com uma arquitetura que respeitasse o espaço urbano”, explica Sérgio Parada. O projeto, segundo o arquiteto, foi pensado juntamente com a equipe de execução da obra, e o desafio era justamente este: o design do prédio.  “A ideia era um edifício de garagem com uma forma livre, com curvas, quando o racional para este tipo de obra seria um edifício geometricamente mais rígido. Por fim, a forma que ele adquiriu foi resultante do terreno, da geometria existente e do respeito ao terminal ali construído, na década de 50 do século passado”, comenta.

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O resultado é um edifício que concilia o aproveitamento de características naturais com tecnologia de ponta: nos dois andares superiores foram instaladas venezianas metálicas voltadas à via de circulação e elementos vazados de concreto e vidro na parede oposta, fatores que propiciam desfrutar de iluminação e ventilação naturais. Já a tecnologia empregada é mérito da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). Possíveis odores de combustível ou fumaça são extintos por um sistema de exaustão que mantém os três pisos subterrâneos bem ventilados. Além disso, como reforço, há nove ventiladores instalados dentro de poços que sugam o ar e o expulsam por um escape no piso térreo.

Além da tecnologia, a organização se faz presente: cada pavimento é marcado por uma cor diferente, dividido em dois lados – par e ímpar – e toda a comunicação visual instalada no prédio é regida por normas internacionais.

Ficha Técnica

Local: São Paulo – SP
Data de conclusão: Janeiro de 2006
Tempo de construção: 20 meses
Área de construção: 60.337 m²
Vagas cobertas: 2.550
Vagas sem cobertura: 850
Projeto Arquitetônico: Sérgio Parada Arquitetos Associados
Equipe: Sergio Roberto Parada (autor), Suyene Arakaki, Rodrigo Marar, Marcelo Sávio, Igor Campos, Carlos Weidle (coautores), Rodrigo M. Biavati, Roberto Caril, Veridiana Goulart, Lívia Silveira, Marina Pavoni, Carlos Fábio e Ana Carolina Gallo (colaboradores)
Projeto paisagístico: Luciano Fiaschi e Rosa Grena Kliass
Projeto Luminotécnico: Esther Stiller
Projeto estrutural: Carlos Eduardo Maffei
Construtora: Camargo Corrêa
Engenheiros Responsáveis técnicos pela obra: Marcelo Bisordi e Urandy Maschio
Estrutura em concreto e fundações: Cados E.M. – Maffei Engenharia
Instalações elétricas: HCB Engenharia e Projetos
Instalações Hidráulicas: CH Engenharia
Bombeiros: Prisma Sistema de Combate a Incêndio
Elevadores: Thyssenkrupp
Ar-condicionado: Vetor Consultoria e Projetos
Impermeabilização: Proassp Assessoria e Projetos
Fabricação e montagem da estrutura metálica: Usiminas Mecânica
Volume de aço: 1.485 t.
Aço empregado: aço patinável de maior resistência à corrosão atmosférica

Fonte: Revista Metálica

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4 Respostas para “Edifício Garagem do Aeroporto de Congonhas

  1. lista de email

    02/04/2013 at 16:09

    quite interesting blog. thanks for posting. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      03/04/2013 at 22:44

      Clarissa, Grato pelas gentis palavras. Abraço.

       

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