RSS

Aeroporto Internacional Hercílio Luz – SC

11 mar

Projeto Arquitetônico: Biselli e Katchborian Arquitetos Associados

Inspirado na fuselagem dos aviões, o projeto para o Novo Terminal Internacional de Passageiros de Florianópolis, Aeroporto Hercílio Luz, terá estrutura e sistemas construtivos de aço.

00 hercilio-luz

Idealizado pelos arquitetos Mario Biselli e Guilherme Motta, recebeu o 1º lugar no Concurso Público realizado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e organizado pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) em maio-junho de 2004.

O terminal será implantado na faixa nordeste do perímetro – voltada para a pista de pouso principal –, o que permite melhor visualização de todo o complexo e menores percursos de rolagem para as aeronaves. Será concebido em dois níveis operacionais: térreo e mezanino, além de mais um terceiro piso, destinado à administração da Infraero.
Entre outras vantagens, a gerência comercial terá visão privilegiada da área de embarque e, a poucos passos, do saguão. Já as áreas de segurança desfrutam de visibilidade integral da rampa e das pistas, ainda nesta primeira fase.

03 bkmesper1gq

Um dos objetivos do projeto arquitetônico do terminal é oferecer uma leitura simples e objetiva ao usuário, e de fácil racionalização pelas equipes de operação segurança e manutenção – como devem ser as interfaces de transporte modal. Isso poderá ser observado logo no andar térreo, destinado à venda de bilhetes, check-in de embarque, tratamento de bagagens, desembarque com free-shop, sala reservada a autoridades e escritórios das empresas aéreas e de órgãos públicos. Neste nível, o tratamento operacional será organizado free-shop, em faixas, de acordo com os fluxos de embarque e de desembarque de passageiros e bagagens.

aeroporto02

No mezanino, sob mesma lógica, organizam-se os espaços comerciais, salas de embarque, conector e pontes de embarque. Na extremidade leste, localiza-se a praça de alimentação e o terraço panorâmico. A circulação vertical principal será feita por meio de escadas rolantes, fixas e elevadores distribuídos no saguão. Sistemas iguais também foram propostos para salas de embarque remoto e desembarque, tanto nacional quanto internacional.

aeroporto01

O projeto prioriza ainda o uso de materiais de acabamento duráveis, baseados nos conceitos de beleza e funcionalidade. Inclui desde pisos graníticos até caixilhos e fechamentos metálicos que garantam conforto térmico e acústico. A luz natural ingressará através de aberturas ao longo de todo o perímetro do edifício, sempre amenizada por generosos beirais e brises soleis. Nas áreas centrais do projeto, uma abertura zenital, igualmente protegida, amplia ainda mais a entrada de luz nas áreas internas.

aeroporto03

Para o arquiteto Mário Biselli, além de possibilitar um acesso viário direto, a opção por uma construção linear progressiva apresentou-se como a mais apropriada, pelo fato de admitir futuras adequações operacionais e arquitetônicas. Isso será possível com a construção de módulos interconectados dentro do conceito de “um só teto (under one roof)”, permitindo interferências mínimas na construção existente. Quanto às demais fases de implantação, seguem o perímetro do pátio de aeronaves a oeste e sul, com dois edifícios de CUT estrategicamente dispostos.

A concepção é extremamente simples: uma linha contínua une a cobertura de aço e as fachadas do edifício, exprimindo uma estreita relação entre forma e a função. Ao norte posicionam-se as salas de embarque e conector, enquanto ao sul, um grande beiral oferece abrigo ao meio fio. Ao longo deste perfil ainda foram previstas calhas para águas pluviais.

www.promethod.com.br

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

5 Respostas para “Aeroporto Internacional Hercílio Luz – SC

  1. lista de email

    18/03/2013 at 16:07

    your website is good, but always try to improve it or innovate and it’ll be even better. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      18/03/2013 at 20:31

      Ok, Camilo. Obrigado pelo comentário. Abraço.

       
  2. lista de email

    18/03/2013 at 16:46

    useful post and i think it is rather easy to see from the other comments as well that this post is well written and useful. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      18/03/2013 at 20:31

      Carol, Obrigado pela gentis palavras. Abraço.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: