RSS

Expo 2020: São Paulo lança candidatura

16 mar

A Prefeitura de São Paulo apresentou a candidatura da cidade como sede da exposição mundial Expo-2020

logo1_1322221230A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions de Paris e considerada o terceiro maior evento internacional em termos de impacto cultural e econômico, atrás da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

O evento é realizado a cada cinco anos, com o melhor da cultura, ideias e negócios de vários países. A expectativa é que reúna 30 milhões de visitantes ao longo de seis meses.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB,) e o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), definiram parceria para garantir que a cidade vença em Paris a disputa para receber a exposição em Pirituba.

001 img

As outras cidades que participam da corrida são Ayutthaya, na Tailândia, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Izmir, na Turquia, e Ekaterinburg, na Rússia. O resultado da disputa será divulgado em novembro.

002

Toda a candidatura baseia-se em um imenso parque, com edifícios dedicados a feiras e convenções, a ser construído na região do Parque Anhangüera, em Pirituba. O investimento previsto (US$12 bilhões) é comparável ao que está sendo feito para as Olimpíadas no Rio de Janeiro (US$14,3 bilhões).

004

A Expo 2020 está programada para o período entre os meses de maio e novembro. Após sua conclusão, o complexo seria transformado em um parque ecológico com centro de convenções e escolas, hospitais e centros culturais.

003

Além dos pavilhões nacionais, cujo projeto e construção temporária são de responsabilidade dos países participantes, o parque de exposições prevê edifícios permanentes que totalizam mais de 160 mil metros quadrados, além de uma imensa torre de observação.

006

A área verde que abrigará o complexo, por sua vez, ocupa uma área três vezes maior do que a do parque do Ibirapuera, e será renovada de acordo com um projeto de paisagismo que prevê a recuperação dos cursos d’água e das áreas de vegetação nativa.

005

Além disso, o projeto prevê a a construção da futura linha laranja do Metrô e a modernização da linha rubi da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM), ambas contíguas à área do parque de Pirituba.

010

009

E o desenho que a prefeitura está usando para garantir o direito de realizar o evento é de autoria do GMP Architekten, estúdio alemão que realiza grandes projetos no Brasil, como o estádio que sediará a Copa do Mundo de 2014 em Manaus.

FONTE:  PMSP / ARCOWEB
SERGIO A. NOBRE

SERGIO A. NOBRE

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Expo 2020: São Paulo lança candidatura

  1. lista de email

    25/03/2013 at 8:27

    nice, thanks for providing us with this information. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      25/03/2013 at 23:16

      Carolina, grato pelas gentis palavras. Abraço. Sergio Nobre

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: