RSS

MAR – Museu de Arte do Rio

12 abr

O MAR – Museu de Arte do Rio, inaugurado em março/2013 na Praça Mauá, zona portuária da cidade, é a mais nova instituição museológica carioca.

Complexo formado por dois prédios, o Palacete D. João VI, de 1916, e um edifício do início da década de 1940, o museu tem como marca arquitetônica uma grandiosa cobertura ondulada feita com 800 toneladas de concreto que une as duas construções.

Picture1

O Palacete inaugurado em março de 2013 vai abrigar as salas de exposição do museu. O prédio vizinho vai abrigar a Escola do Olhar, que será um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino.

Picture2

O elemento de 1,7 mil m², grande destaque da obra dos arquitetos Thiago Bernardes, Paulo Jacobsen e Bernardo Jacobsen, responsáveis pelo projeto arquitetônico do Museu de Arte do Rio, surgiu somente depois de uma primeira ideia, não concretizada, de unir os dois prédios com uma segunda fachada que se referia a uma rede.

Picture3

O complexo do museu engloba 15 mil metros quadrados e inclui oito salas de exposições e cerca de quatro mil metros quadrados, divididos em quatro andares; a Escola do Olhar e áreas de apoio técnico e de recepção, além de serviços ao público. Os dois prédios que formam a instituição serão unidos por meio de uma praça, uma passarela envidraçada e cobertura fluida, em forma de onda – o traço mais marcante da caligrafia dos arquitetos – transformando-os em um conjunto harmônico.

Picture4

O MAR terá atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais – sob a forma de exposições, catálogos, programas em multimeios e educacionais, como recomenda a UNESCO.

Picture5

Picture6

Funcionará como um espaço proativo de apoio à educação e trabalhará em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e outras secretarias de Educação.  A Escola do Olhar terá um programa acadêmico, desenvolvido em colaboração com universidades, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais.  A missão do MAR, sua agenda e programação, a formação de seu acervo e de sua biblioteca, a estruturação de programas educativos e a edição de material, entre outras atividades, serão definidas por um comitê cultural liderado pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, curador do museu. A expografia ficará a cargo de Leila Skaff e a identidade visual, de Jair de Souza.

Picture7

Picture8

Picture9

Fontes: O Estado de S. Paulo / Portal Portomaravilha

LOGO 2013-00

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

6 Respostas para “MAR – Museu de Arte do Rio

  1. lista de email

    15/04/2013 at 1:33

    i would like to tell you that your blog is more and more interesting each day. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      15/04/2013 at 21:45

      Muito obrigado pelas gentis palavras. Um forte abraço.

       
  2. Body MRI Coil Repair

    08/05/2013 at 1:41

    WE especially admire to the author of the article. The way you put together and displayed the piece of information that is fantastic. It appears you have very in-depth information in the region of the topic of the post.Any person has the capability to write, but the format the article writer of piece of writing has written it’s in actuality require time and visualization. Not everyone can post with brilliant ideas neither visualization however you undoubtedly have done a great job.I am pretty much interested and would love to check out again and look over your articles.

     
    • sanobre

      09/05/2013 at 21:47

      Grato pelas gentis e motivadoras palavras . . .

       
  3. lista de email

    09/05/2013 at 15:00

    i came to your blog searching through google, and i’m glad i found it because it’s helping me a lot. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

     
    • sanobre

      09/05/2013 at 21:47

      Grato pelas gentis e motivadoras palavras . . .

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: