RSS

Porto Alegre: Parque da Orla do Guaíba

26 maio

O arquiteto Jaime Lerner e equipe desenvolvem o projeto de requalificação da orla do Guaíba, lago que margeia boa parte da capital gaúcha.

Na primeira etapa da intervenção, o parque terá a extensão de 1,5 quilômetro. Na segunda etapa, o traçado deverá se estender até o arroio Cavalhada, próximo do Barra Shopping, no Cristal, bairro da zona sul de Porto Alegre, totalizando mais de sete quilômetros.

 Orla Guaiba 002

O projeto considera as intervenções em dois pontos: as imediações da Usina do Gasômetro e a ocupação da faixa linear de terra onde será implantado o parque, situada entre a orla e o dique construído na década de 1940 para conter as cheias.

parque-orla-guaiba-1

Para o entorno da usina está prevista a implantação de um terminal turístico de barcos, com área para embarque e desembarque de passageiros, e a construção de um deque de madeira sobre pilares de concreto e as respectivas áreas de apoio (bilheteria, sanitários e área de espera).

Orla Guaiba 023

A praça Júlio Mesquita, hoje separada da praça do Gasômetro pela avenida Presidente João Goulart, será incorporada ao projeto e fará a transição entre o centro histórico de Porto Alegre e a orla.

Serão aumentados o trecho gramado e a arborização da praça do Gasômetro, onde haverá uma baia para o desembarque de passageiros de ônibus turísticos e táxis.

Orla Guaiba 026

Ainda nas imediações da usina, prevê-se a construção de um bar em formato circular, sobre a água.

No percurso linear, o projeto estabeleceu três alturas de intervenção. Entre a orla e a cota 2, a primeira faixa é voltada predominantemente à preservação da vegetação ciliar, com acesso e circulação definidos para evitar uso indiscriminado.

implantacao

A segunda, um patamar no nível 2 (onde a cota não for inferior deverá ser feito aterro para atingi-la), será ocupada por gramado que servirá como espaço de encontro, contemplação e lazer. Entre ambas se executará um passeio.  A terceira faixa é composta pela estrutura do dique existente (tanto a encosta como o topo) e nela ficará a maior parte dos elementos a serem construídos.

parque-orla-guaiba-8

Na parte superior do dique, a pista de caminhadas e uma ciclovia estarão separadas da avenida por um canteiro de um metro de largura, com espécies vegetais agregadas às existentes e vegetação arbustiva e de forração ordenando a circulação.

Orla Guaiba 025

Escadas e rampas levarão da cota mais alta do dique aos patamares inferiores. Bares, quiosques, sanitários, depósitos e módulos de segurança serão implantados na transição para a faixa elevada, cujos pisos, na cota 2,5, deverão estar protegidos das cheias.

Orla Guaiba 020

Segundo o arquiteto Jaime Lerner, a intenção do projeto é incorporar o Guaíba ao dia a dia da população.

parque-orla-guaiba-2

Fonte:  PROJETODESIGN – Edição fev 2013 – Texto de Adilson Melendez

LOGO 2013-00

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

3 Respostas para “Porto Alegre: Parque da Orla do Guaíba

  1. nordstrom cocktail dresses

    18/06/2013 at 13:19

    301 Moved Permanently I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You are incredible! Thanks! your article about 301 Moved PermanentlyBest Regards Craig

     
  2. find great prom dresses

    23/06/2013 at 16:53

    The points you made in this article are very clear and I completely agree. Your opinion is educated and I hope to see more work such as this from you.

     
    • sanobre

      07/07/2013 at 0:13

      My friend, thanks a lot for your so kind words. Regards.

       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: