RSS

São Paulo: Linha 17 Monotrilho

02 jun
São Paulo: Linha 17 Monotrilho

O monotrilho vai impactar áreas importantes da cidade de São Paulo. 

Irá cruzar lugares como Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros, aeroporto de Congonhas e Estádio do Morumbi.

A linha ligará a estação Jabaquara do Metrô à Av. Francisco Morato, na altura do Shopping Butantã. Em uma primeira etapa, ficará pronto o trecho entre o aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros, onde o monotrilho fará integração com a Linha 9 da CPTM ( veja no mapa abaixo ).  Essa etapa estará concluída até maio de 2014, um mês antes da abertura da Copa.  Terá 7,7 km de extensão e oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.

0011 Mapa

As outras “duas pontas” da Linha 17 Ouro – da Marginal Pinheiros ao Morumbi, do aeroporto ao Jabaquara – ficarão prontas depois de 2014.  Consideram ainda a construção de avenidas (a Perimetral, na altura da favela de Paraisópolis), parques lineares e urbanização de favelas (na Av. Roberto Marinho) que complementam o projeto urbano para esta obra.

0022 Monotrilho

Av. Washington Luis em direção ao Aeroporto de Congonhas

O monotrilho é um trem relativamente pequeno – menor que um metrô – e já opera em cidades dos EUA, Japão e vários outros países. Ele correrá sobre vigas de concreto a 15 metros do chão, mais ou menos a altura do terceiro andar de um prédio, suficiente para fazê-lo passar por cima das pontes que cruzam o trajeto. Os pilares que sustentam essas vigas ficarão, quase sempre, nos canteiros centrais das avenidas. Os vagões se movimentam com pneus de borracha sobre concreto, por isso, segundo o Metrô, são mais silenciosos que um trem comum – com rodas e trilhos de aço.

0024 Monotrilho

Monotrilho passando sobre o viaduto Vereador José Diniz na Av. Roberto Marinho

A Linha 17 Ouro terá 18 estações e levará 250 mil pessoas por dia quando for inaugurada. Vai conectar três linhas do Metrô – a Azul, na estação Jabaquara, além das futuras linhas Lilás, no cruzamento com a Av. Santo Amaro, e Amarela, na Av. Francisco Morato. Também dará a São Paulo algo que outras grandes metrópoles possuem faz tempo: uma saída “sobre trilhos” do principal aeroporto da cidade.

0026 Monotrilho

Monotrilho sobre o Córrego das Águas Espraiadas na Av. Roberto Marinho

Quando comparado ao Metrô, o monotrilho leva metade do tempo para ser construído e custa 60% da opção subterrânea.  Esta Linha 17 Ouro causou alguma polêmica, devido ao impacto visual que trará a áreas nobres da capital paulista.

0026 Monotrilho

Monotrilho na Av. Roberto Marinho, altura da Ponte Estaiada

Para reduzir este impacto, o projeto considera um sistema construtivo constituído por vigas suspensas – ou seja, uma estrutura leve e que permite a passagem de luz do sol.  Além disso, o projeto de paisagismo inclui o plantio de muitas árvores para  reduzir o impacto inerente a uma obra deste porte.

0028 Monotrilho

Monotrilho sobre a Ponte Morumbi na Marginal Pinheiros

O Metrô também vai enterrar fios em alguns trechos, além de construir e recuperar calçadas. As compensações ambientais estão presentes neste projeto. Na Av. Roberto Marinho, por exemplo, será necessária a remoção de 1.300 árvores e serão replantadas 13 mil (não somente na avenida).

0030 Monotrilho

Monotrilho na área de interligação com a Estação da CPTM

Outro ponto considerado: os trens terão um sistema que escurece o vidro em alguns trechos nos quais o monotrilho passa próximo a prédios residenciais. Esta tecnologia vai impedir que os passageiros vejam áreas privadas de condomínios e em nenhum ponto o monotrilho passará a menos de 25 metros de edifícios.

0032 Monotrilho

Monotrilho sobre o Rio Pinheiros

0034 Monotrilho

Monotrilho na região do Parque Burle Marx

0036 Monotrilho

Monotrilho na região do Panambi

0038 Monotrilho

Monotrilho sobre área do Cemitério do Morumbi

0040 Monotrilho

Monotrilho na Av. Perimetral – Altura do Colégio Porto Seguro

0042 Monotrilho

Monotrilho na extensão da Av. Hebe Camargo, em implantação

0044 Monotrilho

Monotrilho no percurso junto ao Estádio do Morumbi

0046 Monotrilho

Monotrilho sobre a Av. Jorge João Saad – Estádio do São Paulo F.C.

0048 Monotrilho

Estação Final da Linha 17 e integração com a Linha 4 Amarela do Metrô

A Linha 17 Ouro é construída pelo Consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, MPE e Scomi – essa última, sediada na Malásia, fornece os trens do trecho.

Fontes: Metrô SP, Portal IG Negócios

LOGO 2013-02

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

10 Respostas para “São Paulo: Linha 17 Monotrilho

  1. Ronaldo

    02/06/2013 at 20:48

    Valeu Sergio. Foi a primeira vez que vi o trajeto deste projeto que está impactando meu dia a dia, e que promete impactar ainda mais, pois está passando perto de minha casa e passará próximo da escola no Morumbi. Pelo que ouvi falar há varias pendências de aprovações na região do Morumbi.
    Obrigado por compartilhar.
    Ronaldo

     
    • sanobre

      02/06/2013 at 23:05

      Valeu, Ronaldo.
      Grato pela mensagem. Um forte abraço. Sergio Nobre.

       
  2. Roseli Maia

    06/06/2013 at 8:16

    Quero saber como será construido o monotrilho CONGONHAS-JABAQUARA,uma vez que, a extensão da av. Roberto Marinho, a partir da av. Lino de Moraes Leme se dará por um túnel de 2.400 mts?

     
    • sanobre

      15/06/2013 at 20:35

      Roseli, grato pela participação.
      Quanto ao túnel mencionado, a informação é que o mesmo está previsto para o prolongamento da Av. Jornalista Roberto Marinho no trecho de acesso à Rodovia dos Imigrantes.
      Para o monotrilho da Linha Ouro, o projeto ainda esté em andamento.
      Veja a declaração abaixo:
      ” O Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, declarou ao jornal O Estado de São Paulo que a linha 17- Ouro deve ser entregue a população em 2015.
      Trata-se do trecho com 7,7 km de extensão, e deverá transportar 98 mil pessoas por dia inicialmente. Contempla 8 estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi);

      Sobre as obras da segunda fase estão previstas para o primeiro semestre de 2014 onde, o ramal deve ir além da marginal entre as estações Panamby e São Paulo-Morumbi com 6,4 km e 5 estações (Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi).

      Em um terceiro momento, que ainda depende de desapropriações e finalizações de projetos, a linha 17 deve chegar na estação Jabaquara passando pela estação Vila Paulista: 3,5 km e 5 estações (Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).

      Abraços.

       
  3. wedding dress average price

    29/06/2013 at 3:08

    I was suggested this website through my cousin. I am now not sure whether or not this put up is written through him as no one else realize such specific about my problem. You are incredible! Thanks!

     
  4. Klaudio Vieira Nei

    01/08/2013 at 8:37

    Alguém sabe qual a previsão para conclusão da obra?
    Abraço!

     
  5. Sergio

    30/08/2013 at 15:34

    Pelo que estou vendo o trajeto do monotrilho até o Morumbi, não chegará perto da Av. Giovanni Gronchi altura do nº 5.800, porque nas ruas atrás da Loja C & C estão inaugurando muitos prédios e o trânsito está muito difícil.
    Grato

     
  6. Beatriz

    06/10/2013 at 22:44

    Pelo jeito que as coisas andam, vai levar uns 10 pro monotrilho chegar no estádio. O transito no Morumbi ja esta infernal, imagina qdo começarem as obras…!!!! Isso as autoridades nao pensaram. Onde estao as pontes tao prometidas…!!???!

     
  7. ALDERICO

    18/05/2014 at 9:59

    ESTE SERIA O PROJETO IDEAL PARA SANTOS NÃO TRILHO DO PASSADO PARA ATRAPALHAR A CIDADE EM PLENO FUTURO JÁ SI PENSANDO NELE.

     
  8. Paulo

    20/06/2014 at 16:29

    Gostaria de saber quais ruas serão desapropriadas no bairro Cidade Leonor Jabaquara, pois pretendo possuir um imóvel nesse bairro. Obrigado!!!

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: