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Porto Alegre – Aeromóvel entra em operação

11 ago

Veículo leve sobre trilhos, suspenso de 4,5 m a 9 m de altura, é movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais.

Inaugurado em ritmo de operação assistida em 10/08/2013, o aeromóvel faz a ligação entre a Estação Aeroporto do Metrô e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O trecho de 1 km de extensão é percorrido em até dois minutos, atingindo velocidade de máxima de 65 km/h.

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O aeromóvel é um veículo leve sobre trilhos, suspenso de 4,5 m a 9 m de altura, movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais, que controlam, além da pressão, direção e velocidade ao ar.

A Trensurb, em 2010, adquiriu o pacote tecnológico do aeromóvel e lançou projeto de implementação do primeiro sistema no País.  As empresas responsáveis pela construção são: Aeromóvel Brasil S.A. (tecnologia), Premold S.A. (via elevada), T’Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

O sistema de propulsão do aeromóvel (que também pode ser acionado com gás natural) apresenta consumo de energia elétrica de 32 Wh/passageiro-quilômetro ou aproximadamente 80 kWh/hora de operação/veículo, considerado baixo pelos engenheiros.

Além da energia elétrica, o ruído gerado pelo aeromóvel está abaixo dos níveis estabelecidos para sistemas de transporte urbano em países desenvolvidos. O modal também garante impacto sonoro reduzido, já que dispensa motor de propulsão embarcado.

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A estrutura que sustenta o aeromóvel possui pilares pré-moldados de aproximadamente 12 t, com 65 cm x 85 cm de seção e alturas que variam de 5 m a 7 m. Ao todo, foram montados 47 pilares em espaçamentos que variam de 15 m a 25 m.

Para compor a estrutura das vias, a opção foi pelo uso de vigas caixão de concreto protendidas e pré-moldadas com seção vazada, fabricadas especialmente para a obra. Pequenas aberturas executadas nas lajes superiores das vigas permitirão que o mastro da placa de propulsão deslize pela via e impulsione o veículo. Cada uma das 50 vigas de 25 m de comprimento e 2,5 m de largura pesa aproximadamente 80 t.

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Com capacidade para atender 7,7 mil usuários, a Estação Aeromóvel Trensurb possui área aproximada de 170 m² de plataforma, mais 126 m² de área de apoio à estação e ao sistema no térreo. Já a Estação Aeromóvel Salgado Filho – com aproximadamente 430 m² de plataforma e mais 82 m² de área de apoio à estação e ao sistema – foi concebida próxima ao acesso à área de embarque do Aeroporto Salgado Filho.

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Durante o período de operação assistida, a linha funcionará em horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem. Quando a operação plena tiver início, no início de novembro, os usuários vão pagar R$ 1,70 pela viagem que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto do metrô não pagará mais nada para utilizar o Aeromóvel.

Dados gerais

  • Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
  • Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
  • Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
  • Tempo estimado do percurso total: dois minutos.
  • Investimento estimado: R$ 37,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
  • Prazo estimado para conclusão: segundo semestre de 2013.
  • Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
  • Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T’Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

Conforto

  • Sistema de freio pneumático de alta confiabilidade, mais conforto no deslocamento.
  • Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno.
  • Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos.
  • Qualidade no transporte ao aeroporto para quem está na Região Metropolitana.
  • Melhoria da infraestrutura de transporte para acesso ao aeroporto e para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Meio ambiente

  • Tecnologia “limpa”, com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos.
  • Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e sem poluição visual.
  • Motores dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando poluição sonora.
  • Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes.
Fontes:  Portal Transurb; Portal Piniweb – Rodrigo Louzas

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